Berlanda quer estar em todos os municípios catarinenses

  • 0
  • 17 de setembro de 2015
DSC_0270

Fundador e líder Nilso Berlanda participou da Conversa Empresarial da CDL Jovem

O empresário Nilson Berlanda, fundador e líder do Grupo Berlanda uma das maiores organizações do varejo catarinense participou do evento Conversa Empresarial da CDL Jovem na noite desta terça-feira, 15, na sede da entidade. O empresário revelou que o principal fator de crescimento do grupo foi a opção de investir nas cidades de pequeno porte do interior de Santa Catarina.

O Grupo Berlanda vai completar 25 anos em 2016, tem hoje 2,5 mil postos diretos de trabalho e estimativa de faturamento de R$ 680 milhões este ano. O objetivo o grupo é chegar em 2018 com uma loja em cada município catarinense e alcançar o primeiro bilhão em faturamento. Hoje, a marca tem 206 lojas, das quais 08 no interior gaúcho e as demais em SC. Berlanda atua também em fabricação e importação de produtos.

A rotina do empresário prevê uma semana por mês de roteiros de visitas às lojas da rede sempre alternando as regiões do Estado. Berlanda visita as lojas, promove reuniões como as equipes de vendas e procura injetar confiança e otimismo, principalmente nesta época de crise econômica.

– Gosto do olho no olho, de conversar e conviver com os funcionários e eles também gostam porque é o presidente da empresa que está lá indo conferir de perto o andamento da loja. Isso é muito importante para motivar as equipes – disse ele.

A equação principal do negócio de Berlanda é o foco no preço mais competitivo e na presença da marca em locais onde os concorrentes não estão. Ele citou como exemplo Ponte Alta do Sul, que tem 3,8 mil habitantes e uma loja Berlanda com 400 metros quadrados, 4 funcionários e muita proximidade com a comunidade.

– Quem mora lá prefere a Berlanda porque temos condições de atender a demanda sem que o cliente tenha vontade de buscar uma cidade maior para fazer a sua compra. Essa estratégia da tão certo que tem prefeitos que procuram a gente porque querem ter uma loja Berlanda na sua cidade – afirmou.

A logística do grupo também é fator de competitividade. Toda a rede de lojas está num raio de 350 km a partir da localização do Centros de Distribuição, em Curitibanos, onde está a matriz do grupo e Porto Belo.

Além disso, a Berlanda é fabricante de produtos no segmento de móveis, estofados e colchões, 80% do que é comercializado nas lojas é fabricado pelo grupo. Neste caso o ganho ocorre no custo do produto e na eliminação de custo com fretes extras e remuneração de representantes comerciais.

Um do projetos inovadores e que anima o empresário é a parceria com o sistema prisional do Governo do estado. Berlanda construiu uma fábrica de móveis dentro do presídio em Curitibanos onde emprega mão de obra de internos. “Essas pessoas resgatam sua dignidade e ganham perspectiva de uma nova vida de volta ao convívio na Sociedade depois que cumprirem a sua pena”.

Ao final do encontro, Berlanda foi homenageado pelo Coordenador do Núcleo Jovem, Ivo Pires, e também pelo Presidente da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos. Ambos enalteceram a trajetória vitoriosa do empresário como exemplo de perseverança e de empreendedorismo para os jovens integrantes do Núcleo, a grande maioria já atuando nas empresas criadas e mantidas pelas suas famílias.

Responder

FAÇA PARTE DA CDL JOVEM FLORIANÓPOLIS QUERO PARTICIPAR